SUBMISSÃO E FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS
Os trabalhos a ser submetidos para apresentação nos Grupos de Diálogo são Pesquisas Acadêmicas e Relato de Experiência Educativa
As Pesquisas Acadêmicas devem resultar em pesquisas na área de Ensino de Geografia e Formação de Professores de Geografia que se realizam em nível de graduação (TCC, IC, PIBID, Residência Pedagógica, Projetos de Extensão, entre outras), pós-graduação (em nível de especialização, mestrado e doutorado), projetos individuais de professores universitários e pesquisas realizadas por docentes da Educação Básica. Os autores deverão submeter o texto completo, contendo objetivos da pesquisa, a descrição da metodologia, fundamentação teórica, resultados obtidos e considerações finais. O texto deverá conter de 12 a 15 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e as figuras (gráficos, quadros, tabelas, fotografias, mapas, desenhos etc). O texto deve ser no máximo 3 autores, sendo que o autor principal deve constar apenas em 1 texto e poderá ser coautor em até um trabalho.
A formatação do texto para as Pesquisas Acadêmicas a ser enviado deve seguir as seguintes diretrizes:
a) Quantidade de páginas: 12 a 15 páginas (incluindo a seção Referências Bibliográficas);
b) Resumo: o resumo deve ser digitado em Arial, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5; 250 a 300 palavras, de 3 (três) palavras-chave separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo (s), metodologia desenvolvida, dimensões temáticas, as principais conclusões, deixando evidente a sua relação com um dos eixos temáticos do evento.
c) Texto: papel A4 (29,7cm X 21 cm), fonte Arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; 2,5 cm em todas as margens; citações diretas com mais de 3 (três) linhas, recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento das entrelinhas deve ser simples, o tamanho da fonte 10; as páginas do texto não devem ser numeradas;
d) Identificação: título (centralizado, fonte tamanho 14, caixa alta e em negrito) e subtítulo (caso tenha, centralizado, fonte tamanho 14, caixa baixa e em negrito); identificação do autor (nome completo e e-mail abaixo do título, alinhados à direita; demais identificações como local de formação, local de trabalho e identificação da bolsa de fomento (caso bolsista) deve ser apresentada em nota de rodapé, resumo com as palavras-chave;
e) Seções do texto: em negrito (alinhado à esquerda, em caixa baixa), sem numeração.
f) Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT. Todas as notas de rodapé (Arial, tamanho 10, texto justificado) devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e aparecer no pé de página.
Os Relatos de Experiências Educativas são relatos de experiências em forma de texto acadêmico fruto de experiências realizadas na educação básica e/ou no ensino superior e tem por objetivo compartilhar as práticas de ensino, pesquisa e extensão em ambientes formais e não formais de educação. O texto deve conter além da descrição das atividades realizadas, fundamentação teórica, percurso didática e/ou metodológica, resultados e reflexão crítica sobre os mesmos. O texto deverá conter de 12 a 15 páginas, já incluindo as referências bibliográficas e as figuras (gráficos, quadros, tabelas, fotografias, mapas, desenhos etc). O texto deve ser no máximo 3 autores, sendo que o autor principal deve constar apenas em 1 texto e poderá ser coautor em até um trabalho.
A formatação do texto a ser enviado deve seguir as seguintes diretrizes:
a) Quantidade de páginas: 12 a 15 páginas (incluindo a seção Referências Bibliográficas);
b) Resumo: o resumo deve ser digitado em Arial, tamanho 12, espaçamento simples, formatação justificada, margens 2,5; 250 a 300 palavras, de 3 (três) palavras-chave separadas por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. O resumo deve apresentar o problema e/ou questões da pesquisa, objetivo (s), metodologia desenvolvida, dimensões temáticas, as principais conclusões, deixando evidente a sua relação com um dos eixos temáticos do evento.
c) Texto: Tamanho do papel A4 (29,7cm X 21 cm), fonte Arial; tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5; 2,5 cm em todas as margens; citações diretas com mais de 3 (três) linhas, recuo de 4 cm da margem esquerda, espaçamento das entrelinhas deve ser simples, o tamanho da fonte 10; as páginas do texto não devem ser numeradas;
d) Identificação: título (centralizado, fonte tamanho 14, caixa alta e em negrito) e subtítulo (caso tenha, centralizado, fonte tamanho 14, caixa baixa e em negrito); identificação do autor (nome completo e e-mail abaixo do título, alinhados à direita; demais identificações como local de formação, local de trabalho e identificação da bolsa de fomento (caso bolsista) deve ser apresentada em nota de rodapé, citar o eixo a ser enviado o trabalho antes do resumo em tamanho 12, caixa baixa com as iniciais maiúsculas e alinhado à esquerda.
e) Seções do texto: em negrito (alinhado à esquerda, em caixa baixa), sem numeração.
f) Referências bibliográficas, segundo as normas da ABNT. Todas as notas de rodapé (Arial, tamanho 10, texto justificado) devem ser exclusivamente explicativas, numeradas e aparecer no pé de página.
5) Eixos e Grupo de Diálogos
GD 1 – Fundamentos teóricos/metodológicos e conceitos/temas no Ensino de Geografia.
Este eixo se propõe a colocar em debate a trajetória da área do ensino de Geografia, evidenciando seus aspectos teóricos e metodológicos; os diversos conceitos e temáticas que integram o ensino de Geografia, considerando as suas leituras na educação básica e no ensino superior, as temáticas físicas naturais e humano-sociais no ensino de Geografia.
GD 2 - Formação de professores, diversidade, interculturalidade e multiculturalidade no Ensino de Geografia.
Este eixo se propõe a discutir o papel do ensino de Geografia frente à educação intercultural, considerando o ensino e a educação em sua diversidade, da implantação das leis 10.639/2003 e a Lei 11.645/2008, dentre outras.
GD 4 - Formação de professores, estágio Curricular Supervisionado em Geografia e programas de formação de professores PIBID, RP.
Este eixo se propõe discutir a formação inicial de professores de Geografia no contexto do componente curricular de estágio supervisionado, bem como com apoio dos programas e projetos de apoio à formação de professores a exemplo do PIBID e RP, considerando as mudanças e desafios enfrentados em relação à sua manutenção.
GD 3 - Políticas públicas educacionais e mudanças curriculares no Ensino de Geografia.
Esse eixo se propõe discutir as mudanças e tensionamentos no ensino de Geografia com a implementação das políticas educacionais recentes, as mudanças curriculares e sua discussão no contexto das esferas federal, estadual e municipal, como as diretrizes nacionais para a formação inicial de professores, as escolas de tempo integral, o novo ensino médio, a proposta da Base Nacional Curricular Comum para o ensino fundamental e ensino médio.
GD 5 – Linguagens e Metodologias no ensino de Geografia.
Este eixo se propõe a debater e discutir a ampla diversidade de linguagens para produção do conhecimento geográfico e suas contribuições para o ensino de Geografia. Além disso, busca evidenciar as distintas abordagens teóricas e metodológicas que podem conduzir ao pensamento espacial e raciocínio geográfico como possibilidade leitura de mundo.
Os trabalhos devem ser submetidos no e-mail: [email protected]
Observação: No título do e-mail colocar onome Pesquisa Acadêmica ou Relato de Experiência Educativa para o GD XX.
Não é necessário template, apenas as normas de formatação do texto que se encontram no site!
Os 3 melhores trabalhos de cada eixo serão selecionados para publicação em revista qualificada.
Todos os trabalhos submetidos ao eventos serão publicados em ANAIS.
A certificação de todo o evento será de 60 horas para os inscritos. Para os autores que apresentarem seu trabalho nos Grupos de Diálogos terão, ainda, certificação de apresentação de trabalho. A inscrição com trabalho é opcional. Quem não for inscrever trabalho, deve inscrever como ouvinte de acordo com a modalidade a que se enquadra.